Varíola dos Macacos

Varíola dos macacos 

A varíola dos macacos é uma zoonose silvestre, ou seja, um vírus que infecta macacos, mas que incidentalmente pode contaminar humanos – o que ocorre geralmente em regiões florestais da África Central e Ocidental. A doença é causada pelo vírus da varíola dos macacos, que pertence à família dos orthopoxvírus. 

Sintomas da varíola dos macacos

Os primeiros sintomas da varíola dos macacos são:

Bolhas e feridas na pele, que coçam e doem;

Febre;

Calafrios;

Dor de cabeça;

Dor muscular;

Cansaço excessivo,

Dor nas costas.

Estes sintomas costumam surgir cerca de 5 a 21 dias após o contato com o vírus, e duram entre 14 a 21 dias. As bolhas costumam surgir primeiro no rosto e mucosa oral, espalhando-se depois para o resto do corpo e atingindo, principalmente, as extremidades, como a palma das mãos. Em alguns casos, pode também surgir bolhas e feridas na região genital, além de inchaço no pênis e dor na região anal.

Como é a transmissão da varíola do macaco?

A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.

Como prevenir?

Para prevenir a varíola dos macacos, é recomendado:

Evitar o contato próximo com pessoas contaminadas com varíola dos macacos;

Evitar tocar nas bolhas ou entrar em contato com a roupa, roupa de cama, toalha e objetos de uso pessoal de pessoas que possuem sinais e sintomas de varíola dos macacos;

Desinfetar e lavar bem as mãos com água e sabão;

Usar máscaras de proteção.

Além disso, como a doença também pode ser transmitida de animais para pessoas, apesar de raro não serem consumidos como alimentos em muitos países, recomenda -se consumir apenas carnes que foram bem cozidas e evitar o contato com animais silvestres, principalmente roedores, já que podem estar infectados com o vírus da varíola dos macacos ou outros agentes infecciosos.

A varíola dos macacos tem cura?

A varíola dos macacos tem cura e, de forma geral, não é necessário tratamento específico, já que o vírus costuma ser eliminado pelo próprio sistema imunológico depois de cerca de 4 semanas. No entanto, em alguns casos, para acelerar a cura, o médico pode indicar o uso de medicamentos específicos para combater o vírus.

Remédio para Monkeypox no Brasil?

No Brasil, apesar de não estar aprovado, a Anvisa autorizou o uso compassivo de medicamentos em fevereiro de 2022, o uso do medicamento. o tecovirimat poderia ser indicado quando a pessoa está internada, possui RT-PCR positivo para o vírus da varíola dos macacos e apresenta Inflamação do cérebro (encefalite); pneumonia. 

Como é feito o diagnóstico?

Pode ser feito pelo infectologista ou clínico geral por meio da avaliação do histórico de saúde e sintomas apresentados. A infecção dura de 2 a 4 semanas.

Duvida, Pergunta, Sugestão