Resumo do filme “Sociedade dos poetas mortos”

Hoje lançamos o Aki 1 Filmes e Séries onde você vai encontrar as melhores indicações de filmes e séries antigos e atuais no cinema, televisão e streaming para seu deleite e com sorteios de convites para cinemas, mensalidade grátis de streaming e muito mais.

No Aki 1 Filmes e Séries você vai encontrar as indicações de filmes e séries antigos e atuais para seu deleite e com sorteios de convites para cinemas. 

E para começar vamos trazer um clássico do cinema que você verá na streaming, Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society) (1989) dirigido por Peter Weir, foi um dos filmes mais marcantes do cinema norte-americano da década de noventa. Com uma das melhores bilheterias de 1990 nos Estados Unidos e uma das cinco maiores bilheterias internacionais.

O filme recebeu ótimas críticas e levou o Oscar de Melhor Roteiro Original.

Resumo do longa

Se passa nos Estados Unidos, em 1959, a narrativa é focada nos alunos que frequentam o último ano de um colégio só para rapazes, dominado por um clima de disciplina e competição. Trata-se de uma crítica ao sistema de ensino rígido que restringe a liberdade e a individualidade desses jovens.

A escola de ensino médio com cem anos de história tem como ideal didático o ensino rígido e inflexível como o que se vê no universo militar. A filosofia de ensino está baseada em quatro pilares: a tradição, a honra, a disciplina e a excelência. O próprio uniforme dos alunos já demonstra essa realidade: são fardas repletas de brasões e formalidades.

Professor Keating

John Keating (Robin Willians) que foi um ex-aluno da escola e retorna a instituição para ser professor e tentar fazer os alunos ver a vida como novos olhos.

Um de seus primeiros ensinamentos para os alunos é a frase:

“Carpe diem. Aproveitem o dia, meninos. Façam suas vidas extraordinárias”

Já na sua primeira aula, John (Robin Williams) ensina aos alunos o conceito que irá transformar as vidas dos jovens. A frase latina Carpe diem, por sinal, entrou para a história do cinema e ficou entre as 100 frases mais citadas em longas-metragens de acordo com o American Film Institute.

“Carpe diem. Aproveitem o dia, meninos. Façam suas vidas extraordinárias”

O professor vai através da leitura de poesias e de clássicos da literatura, incutir nos alunos a beleza da vida. John ensina seus alunos que o mundo a partir desses ensinamentos tem uma perspectiva muito diferente do que estavam aprendendo até aquele momento.

Método de ensino fora da caixa

John tem um método de desenvolvimento intelectual desses alunos bastante particular e completamente fora dos padrões para aquela época. Em uma de suas aulas, John pede para sua turma fazer um exercício de composição de poemas livres, espontâneos, que que trate da vida e do universo de cada um.

O professor John em outra aula pede para que os alunos subam em cima da mesa para aprenderem a olhar a vida em um ângulo completamente diferente. Os alunos vão se interessando aos poucos e cada vez mais pelas aulas do professor John.

A Sociedade dos Poetas Mortos

Um dos alunos, Neil, fascinado com o trabalho de John, passa a procurar o anuário onde o professor esteve. Ao encontrar o registro fica surpreso com as anotações citando Sociedade dos Poetas Mortos.

Então seus alunos passam a pressionar John  para ele falar mais sobre a sociedade. Os alunos muito curiosos e bastante motivados resolvem reproduzir aquilo que se passava no passado frequentando os mesmos lugares.

Neil muda sua decisão

Neil, muito entusiasmado com esse novo projeto, resolve tornar-se ator. Por causa de sua criação muito rígida e cerceadora torna-se um impedimento para o que sentia ser sua vocação. Com a repressão do pai, um sujeito muito duro e inflexível. O jovem Neil tem um destino trágico, ele tira a própria vida.

Como alguém sempre tem que ser responsabilizado por tudo e no caso do suicídio do jovem Neil, o diretor resolve punir o professor John demitindo-o e pondo fim a Sociedade dos Poetas Mortos.

Final Trágico

Na cena final fica provado que nem mesmo a demissão do professor John, nem a morte de Neil jamais vai apagar as experiências vividas por aqueles alunos.

Quando o professor vai a sala de aula buscar as suas coisas no armário é recebido calorosamente e fica claro que as marcas deixadas permaneceram naqueles que lá estiveram.

Contexto histórico e análise do filme

Assistimos um cenário escolar que mais parece um seminário ou melhor, um verdadeiro quartel, um ambiente cheio de regras duras, fechado e muito conservador.

Os jovens lá escritos por suas famílias, estão à procura de uma educação de excelência que possa garantir um futuro acadêmico e profissional.

Já nas primeiras cenas do filme percebemos como alguns aspectos da juventude e da vida  são atemporais e eternos, e experimentamos assistir no filme as alegrias e as angústias típicas da adolescência.

Estimular alunos

Com ferramentas que exploram a própria inquietação, o professor John busca inserir os  alunos no mundo e tenta mostrar como eles são ao mesmo tempo ferramentas para transformar o próprio mundo. Trata-se de uma ação pedagógica e política.

Premiações

Sociedade dos Poetas Mortos levou para casa o Oscar de Melhor Roteiro Original e venceu o César de Melhor Filme Estrangeiro.

O longa também foi indicado no Oscar para Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator.

No Globo de Ouro também houve indicação para Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro.

 

 

Duvida, Pergunta, Sugestão