Plantas Medicinais
As plantas medicinais são aquelas que apresentam ação farmacológica, ou seja, ajudam na cura ou tratamento de várias doenças. As plantas medicinais são usadas há muito tempo por nossos antepassados e são conhecidas por terem um papel importante na cura e tratamento de algumas doenças.
Quais são as plantas medicinais e para que servem?
As plantas medicinais são todas aquelas que possuem princípios ativos que ajudam no tratamento de doenças ou que ajudam a melhorar a saúde ou qualidade de vida da pessoa.
São usadas há muito tempo por nossos antepassados e são conhecidas por terem um papel importante na cura e tratamento de algumas doenças. Estima-se que aproximadamente 80% da população do planeta já tenha feito uso de algum vegetal para aliviar sintomas de alguma doença.
Como uma variação de espécie para espécie, as substâncias de cura nessas plantas normalmente estão relacionadas com a defesa da planta e com a atração de polinizadores.
Dentre as principais substâncias encontradas, podemos destacar os alcalóides, mucilagens, flavonóides, taninos e óleos essenciais. Os alcalóides, funcionam como calmantes, anestésicos e analgésicos. As mucilagens são cicatrizante, laxante, expectorante, entre outras funções. Os flavonóides têm função anti-inflamatório, anti-hepatotóxico, entre outras. Os taninos têm ação adstringente e anti microbiana. Os óleos essenciais, têm poder bactericida, cicatrizante, analgésico, relaxante, entre outros.
As plantas medicinais normalmente são utilizadas após a indicação de amigos e familiares, uma vez que poucos médicos indicam o uso desses produtos. Elas podem ser usadas frescas, logo após a coleta, ou então secas, dependendo da espécie e de como ela deve ser preparada. O modo de preparo também varia com a espécie e deve ser avaliado cuidadosamente. Em alguns casos, por exemplo, utilizar a planta como chá pode fazer com que os efeitos dela percam-se.
O uso das plantas medicinais é grande, principalmente em virtude do custo, que é menor que o dos medicamentos encontrados nas farmácias. Além disso, muitas pessoas utilizam essas plantas com a falsa ideia de que elas apresentam risco menor quando comparadas aos medicamentos.
Hoje em dia encontramos estudos, que procuram comprovar a eficácia de determinadas plantas medicinais. Além disso, esses estudos tentam avaliar a quantidade segura de consumo de uma determinada planta.
O uso indiscriminado de plantas medicinais pode trazer sérios riscos à saúde, sendo assim, evite o uso de plantas que você não conhece bem e que não sejam alvo de estudos.
Devemos sempre salientar que o ideal é procurar um médico, pois ele é o profissional indicado para te ajudar a tratar de sua saúde.