Obesidade

Obesidade 

No mundo, cerca de 40 milhões de crianças com menos de 5 anos e 340 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos apresentam sobrepeso ou obesidade e se as tendências atuais continuarem, haverá mais crianças e adolescentes com obesidade do que com desnutrição moderada e grave até 2022  segundo as análises publicadas na da The Lancet em 2017

No Brasil os índices de sobrepeso e obesidade refletem os padrões mundiais. A realidade do estado do Rio de Janeiro destaca-se com valores acima da média nacional em todas as faixas etárias infantojuvenis, segundo informações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde.

O consumo excessivo de açúcar, gorduras saturadas, processados e ultraprocessados, a propaganda de alimentos não saudáveis direcionadas ao público infantojuvenil e a inatividade física são alguns dos fatores que preocupam atualmente organizações nacionais e internacionais quanto ao aumento da obesidade.

Fonte:NCD Risk Factor Collaboration. The Lancet, v.390, p.2627 — 42, 2017.Simmonds et al. Obes rev, n.17, v.2, p.95-107, 2015.Ministério da Saúde. Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), 2018

Como calcular o IMC?

O IMC é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em m), de acordo com a seguinte fórmula: IMC = peso (altura x altura).

O IMC é a única forma de avaliar o peso?

O IMC é importante mas não é só ele, sabendo o IMC, é possível verificar qual o peso ideal e, assim, saber se a pessoa está acima ou abaixo do peso adequado para a sua altura. O IMC apesar de ser uma boa ferramenta para se saber se a pessoa está ou não acima do peso; o ideal é  procurar o auxílio de um profissional da área, como o endocrinologista ou um nutricionista que realizará exames para avaliar outros fatores, formando assim um histórico da saúde da pessoa, sendo assim necessário uma equipe multidisciplinar para um diagnóstico completo.

 Como melhorar o IMC?

Ao contrário do que muitos pensam o IMC não serve só para medir sobrepeso , ele serve também para medir baixo peso. Quando o IMC indica baixo peso um nutricionista elaborará um cardápio que prioriza o ganho de peso adequado para a idade e altura da pessoa. Quando o IMC indica sobrepeso e ou obesidade um nutricionista elaborará um cardápio com baixa caloria, além de indicar atividade física regular , que ajudará a acelerar o metabolismo e facilitar a perda de peso. Veja a seguir a tabela com os valores do Índice de Massa Corpórea (IMC):

  • Abaixo do peso: IMC abaixo de 18,5;
  • Peso normal: IMC entre 18,5 e 24,9;
  • Sobrepeso: IMC entre 25 e 29,9;
  • Obesidade Grau 01: IMC entre 30 e 34,9;
  • Obesidade Grau 02: IMC entre 35 e 39,9;
  • Obesidade Grau 03: IMC acima de 40.

Riscos da obesidade que são:

– hipertensão;

-problemas articulares;

-problemas cardíacos;

-diabetes;

-colesterol alto;

-trombose;

-depressão;

-fascite plantar;

-ansiedade; etc.

 Para citar apenas algumas. A grande oferta de alimentos não saudáveis embutidos e industrializados e o estilo de vida sedentário são os maiores motivos do aumento da obesidade em todo o mundo.

*Eu sou Izaura Silva, coordenadora da redação e pesquisa da Rádio AKI 1 Digital. Se você tem alguma dúvida ou sugestão envie um WhatsApp pra gente, o numero é 71 99263-1966 ou um E-mail para contato@radioaki1.com.br e nós teremos muito prazer em responder a sua dúvida ou sugestão. 

Duvida, Pergunta, Sugestão