O que são as Vasculites?
O termo “vasculite” significa inflamação de vasos sanguíneos. Nas Vasculites, a parede dos vasos sanguíneos é invadida por células do sistema imunológico causando estenose, oclusão, formação de aneurismas e/ou hemorragias. As Vasculites abrangem um grupo diverso de afecções.
O que é vasculite sistêmica
As vasculites sistêmicas são doenças subagudas associadas a sinais e sintomas de inflamação crônica. A vasculite pode afetar praticamente qualquer sistema de órgãos; muitas dessas doenças têm padrões típicos de comprometimento, que podem ser reconhecidos por clínicos experientes.
O sintomas
Os sintomas da doença dependem do calibre e da extensão do vaso com vasculite. E o resultado final pode causar deficiência circulatória e sangramentos devido ao processo inflamatório nas paredes dos vasos. Neste caso, a presença de tromboses, aneurismas, insuficiência vascular periférica nos tecidos e órgãos, podendo causar acidente vascular cerebral e infarto miocárdico, estão associadas a determinadas vasculites. São muito frequentes na vasculite sistêmica, perda de peso, falta de apetite, dor muscular, dores nas articulações, febre e mal estar geral.
Exames necessário
É de grande importância estabelecer o diagnóstico, para a partir daí tomar a decisão sobre o tratamento a ser usado no caso específico. Por isso se faz necessário a solicitação de exames específicos tais como: ultrassom, tomografia computadorizada, ressonância magnética e angioressonância e angiotomografia.
Tratamento da vasculite
Atualmente para o tratamento leva-se em consideração o calibre dos vasos, porque isso ajuda o médico escolher o tratamento para o melhor resultado.
Na maioria dos tipos de vasculite, o tratamento inicia-se pelo uso de um corticosteróide (geralmente prednisona) para reduzir a inflamação. Os corticosteroides são ocasionalmente associados a outros imunossupressores, como azatioprina, ciclofosfamida, metotrexato ou rituximabe.