O que é alergia ao leite?
A alergia ao leite é a alergia alimentar que ocorre mais frequentemente nas crianças. Começa nos primeiros meses de vida, com as primeiras ingestões de leite adaptado (também conhecido como “leite de lata”, “leite artificial” ou “fórmula infantil”) ou mesmo durante o aleitamento materno, por passagem de proteínas dos laticínios ingeridos pela mãe. Ocorre porque o sistema imunitário dos bebés produz uma reação exagerada contra algumas proteínas do leite.
Quais os sintomas da alergia ao leite?
Os sinais e sintomas comuns da alergia a leite podem incluir:
*Chiado leve ou tosse
*Vômito
*Erupções cutâneas/brotoejas
*Sintomas digestivos (por exemplo, dores estomacais, diarréia, náusea)
*Fezes com sangue (especialmente em bebês)
Os bebês e as crianças que são alérgicos ao leite são mais propensos a ter eczema (dermatite atópica) e outras alergias.
Como tratar alergia à proteína do leite?
O tratamento da alergia ao leite de vaca é feito com a retirada do leite e de seus derivados da dieta, estando proibido também o consumo de alimentos que têm leite na receita, como biscoitos, bolos, pizzas, molhos e sobremesas.
Quem tem alergia ao leite pode comer o quê?
Poderá utilizar bebida de soja, assim como natas e iogurtes de soja ou ainda outros substitutos, como bebida de arroz ou de aveia, etc. As receitas ficam ótimas! O seu alergologista saberá ajudar. E uma visita ao nutricionista também pode ser aconselhável, para conhecer mais alimentos seguros e substituições adequadas!
Quando devo procurar um médico?
Um médico deve ser consultado sempre que houver qualquer sensação estranha ou diferente, pois fazer diagnóstico logo ao início de qualquer doença ou sintomas pode ser a diferença no tratamento, permitindo que você se cure. Fique atento, pois existem muitas doenças ou sintomas que se não tratadas logo no início podem se agravar e trazer consequências definitivas para a saúde do paciente.