Mal súbito: o que é, principais causas e como evitar

O que é um mal súbito?

O mal súbito é uma condição inesperada caracterizada pela perda repentina da consciência devido a algum distúrbio ou doença como arritmia, diabetes, desidratação, infarto ou AVC, por exemplo, e geralmente alguns sintomas antecedem o mal súbito como respiração rápida, vertigem, convulsão ou desmaio.

O mal súbito é uma doença? 

Não, trata-se de uma manifestação do corpo para indicar que algo não vai bem. O mal súbito é, em si, um sintoma que pode estar relacionado a diversas causas: desde um quadro de desidratação até doenças mais graves como AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto, arritmias cardíacas e aneurismas. 

Assim, é fácil notar que as doenças cardiovasculares estão diretamente ligadas ao mal súbito e que, ao se manifestar, ele é um sinal de alerta importante para uma atenção maior à saúde do coração. 

O mal súbito deve ser tratado no pronto-socorro por uma equipe especializada em emergência, que realiza o atendimento imediato para evitar que a condição que causou o mal súbito se agrave e coloque a vida em risco.

O que causa o mal súbito?

Entre as causas mais comuns relacionadas ao mal súbito estão a desidratação e a hipoglicemia, porém, este quadro também pode ser decorrente do consumo de drogas ou álcool em excesso, de um quadro convulsivo agudo, de uma arritmia cardíaca ou mesmo de um acidente vascular cerebral (AVC).

O que fazer quando a pessoa tem mal súbito?

Como ajudar uma pessoa com mal súbito?

Se alguém tivesse um mal súbito perto de você, saberia o que fazer? Apesar da necessidade de um atendimento médico de emergência, existem algumas iniciativas que você mesmo deve tomar nessas situações.

O que fazer?

Primeiro identifique se a vítima realmente está passando por um mal súbito. Se ela não responder ou se movimentar, você provavelmente está presenciando um.

Caso a vítima ainda esteja consciente, siga apenas o passo 1 da lista a seguir. Lembre-se de não movimentar a vítima caso ela apresente algum ferimento e de tentar acalmá-la.

*Mantenha a calma e providencie o atendimento de emergência. Ligue imediatamente para o número 192 (SAMU) e passe todas as informações necessárias para que a vítima receba o atendimento hospitalar, o mais breve possível.

*Posicione a vítima deitada em um local plano, que você tenha espaço para estar posicionado ao lado. Nesse momento, você deve se preparar para realizar o atendimento pré-hospitalar. No caso de alguma dúvida, você pode pedir instruções para a pessoa que lhe atendeu no número de emergência.

*Coloque suas mãos, uma sobre a outra, no peito da vítima, com os braços estendidos. Faça compressões de forma forte e rápida, contabilizando entre 100 e 120 por minuto. Repita o procedimento até a chegada da equipe médica.

Nos casos em que não há um médico ou profissional da área da saúde nas proximidades, esses passos podem, e devem, ser tomados mesmo por pessoas leigas. Seguir essas instruções pode salvar uma vida. Por isso é importante saber como proceder nesses casos, Aprenda e passe essas informações adiante.

Duvida, Pergunta, Sugestão