Herpes Genital

O que é Herpes Genital?

O herpes genital é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que é transmitida através da relação sexual desprotegida ao entrar em contato direto com o líquido liberado pelas bolhas formadas pelo vírus do Herpes encontradas na região genital da pessoa infectada, levando ao surgimento de sintomas como ardência, coceira, dor e desconforto na região genital.

Quais os sintomas do Herpes genital?

Os sintomas do herpes genital surgem 10 a 15 dias após a relação sexual (com outro portador do vírus). E entre eles estão:

Desconforto e muita coceira; 

Dor local; 

Ardor (na região genital e eventualmente dores ao defecar, se há bolhas próximas ao ânus); 

Pequenas feridas nos órgãos genitais;

Vermelhidão no local;

Pequenas bolhas;

Ínguas na virilha.

E também podem aparecer outros sintomas, como:

Estado febril (febre baixa);

Calafrios;

Dores de cabeça;

Mal-estar; 

Perda de apetite; 

Dores musculares;

Cansaço.

Algumas vezes podem surgir avisos como: infecção urinária, uma dor ao urinar, leve coceira

Como é feito o tratamento?

O tratamento para herpes genital é feito com antivirais como Aciclovir ou Valaciclovir, que devem ser prescritos pelo médico. Com o tratamento, as feridinhas cicatrizam e desaparecem, levando à diminuição da vermelhidão, dor e coceira na região afetada, em cerca de 7 a 10 dias.

Tem cura herpes genital?

O herpes genital não tem uma cura definitiva porque o vírus não consegue ser eliminado do corpo, e por isso o que se pode fazer é somente controlar os sintomas, encurtando sua permanência e evitar que as feridinhas na pele apareçam novamente.

Por que herpes não tem cura?

A especialista revela que o herpes não tem cura, porque não existe um remédio antiviral que elimina de vez o vírus do organismo. Rhianna ainda conta que os quadros crônicos da herpes se estabelecem com muita frequência. “O ser humano, como hospedeiro natural do Herpesvirus hominis (HVH), apresenta várias manifestações recorrentes ou secundárias da doença em períodos intercalados de tempo. Em pacientes imunocomprometidos, as infecções do herpes podem provocar severas complicações”.

Duvida, Pergunta, Sugestão