Gripe do Tomate
Onde começou a gripe do tomate?
A gripe do tomate começou no distrito de Kollam, em Kerala, na Índia, em 6 de maio de 2022, que contabiliza 82 casos até o momento. No dia 17 de agosto o “The Lancet” traz a atenção uma nova doença viral que foi denominada como “gripe do tomate”, ou febre do tomate.
O que é a gripe do tomate?
É um vírus, que apresenta sintomas semelhantes aos da covid-19, o vírus não está relacionado ao Sars-CoV-2. Também poderia ser uma nova variação da mão-pé-boca causada pelo vírus Coxsackie, doença infecciosa comum entre crianças entre 1 e 5 anos e adultos imunocomprometidos. As infecções virais são comuns em crianças nessas idades e é provável que a contaminação seja por meio de contato próximo.
Até o momento não existem medicamentos específicos para o tratamento.
O sistema imunológico do indivíduo tem combatido e eliminado o vírus da gripe do tomate. Ela é entendida pelos pesquisadores como uma doença autolimitada, ou seja, desaparece sozinha.
Os sintomas são:
Inicialmente são semelhantes aos da chikungunya. Na gripe do tomate incluem: febre alta, dores intensas nas articulações, náuseas, vômitos, diarréia, desidratação, erupção de bolhas vermelhas que se assemelham a tomates, são dolorosas e se espalham por todo o corpo gradualmente. E se parece muito com as da varíola dos macacos em pacientes jovens.
Tratamento
O tratamento é basicamente o isolamento, descanso, ingestão de líquido e compressas de água quente para aliviar as erupções da pele. São feitos testes moleculares e sorológicos para o diagnóstico da doença e o uso de analgésico para febre e dor no corpo são necessários.