Gravidez
Gravidez é o período de cerca de nove meses de gestação nas Mulheres, contado a partir da fecundação e implantação de um óvulo no útero até ao nascimento. Durante a gravidez, o organismo materno passa por diversas alterações fisiológicas que sustentam o bebé em crescimento e preparam o parto.
Durante a gestação, acontecem muitas mudanças no corpo feminino. Para tirar suas dúvidas, conheça agora os principais sintomas de gravidez.
Descobrindo a gravidez
De acordo com os médicos, os sintomas de gravidez podem ser confundidos com outros sintomas clínicos, como: náuseas nas patologias infecciosas, digestivas ou de alteração do equilíbrio; atraso menstrual; sensação de inchaço; aumento de peso; e a mastalgia (dores mamárias) que se apresenta na segunda fase do ciclo.
14 sintomas iniciais de gravidez
Após a fecundação – momento em que o espermatozoide se encontra com o óvulo na trompa e quando ocorre a implantação do embrião no útero -, as mulheres passam por inúmeras alterações hormonais e transformações que podem incluir:
- Atraso menstrual
- Cólica abdominal
- Mamas sensíveis e aumentadas
- Aumento da libido
- Alterações no corrimento vaginal
- Náuseas, enjoos e vômitos
- Vontade frequente de urinar
- Aumento do sono
- Constipação intestinal
- Alterações do paladar e aversão a cheiros fortes
- Cansaço frequente
- Alterações de humor
- Sangramento vaginal
- Abdômen inchado
Como confirmar a gravidez?
A evidência mais forte de uma gravidez é, sem dúvidas, o atraso menstrual, associado a uma vida sexual ativa e sem contracepção.
Vale ressaltar, ainda, que os sintomas de gravidez podem variar entre as mulheres e a cada gestação. Ou seja, uma mesma mãe, por exemplo, na primeira gravidez pode sentir alguns sintomas e na seguinte apresentar outros ou nenhum sintoma, variando em intensidade, frequência, época e duração.
Por isso, os médicos pontuam que o método mais eficaz para confirmar a gravidez é o exame de sangue Beta hCG, de preferência quantitativo, em torno do 5ª dia de atraso da menstruação. Eles explicam ainda que, mesmo antes do atraso menstrual, este exame pode dar positivo, já que, após a fecundação, a implantação intra uterina (dentro do útero) já acontece com maior exatidão 10 dias após a relação sexual.
Os ginecologistas fazem um alerta para os casos em que o exame pode inicialmente dar positivo e, em seguida, acontecer algum sangramento vaginal. “Nesses casos, provavelmente, ocorrerá a perda do feto e a posterior negativação do exame. Por isso, o ideal é realizar o Beta hCG com 5 dias de atraso da menstruação, em torno da 5ª semana de gestação, contando-se a partir do 1º dia da última menstruação. Em alguns casos, principalmente quando acontece o sangramento vaginal, pedimos para as pacientes repetirem o beta para confirmação da gravidez“.
Outro meio bastante utilizado, entretanto com resultados menos confiáveis para confirmar a gestação, é o exame de urina, que, assim como o exame de sangue, busca a fração beta do hormônio hCG.
Esclareceu suas dúvidas? Continue nos acompanhando e descubra toda semana novas matérias que podem e vão te ajudar a ter uma gravidez segura e saudável.