Alimentação na Gravidez

Alimentação na Gravidez

A gestação é o período que traz muitas mudanças físicas, de humor e orgânica na vida da mulher. Por esse motivo, algumas recomendações são feitas para que a gestante possa se manter saudável durante essa fase. Uma das mais importantes é manter uma boa alimentação durante a gravidez.  Você se alimenta bem? Quais alimentos você prefere? Você sabe quais são os alimentos corretos para o bom desenvolvimento do seu bebê? Essas são perguntas essenciais, pois uma boa alimentação ajuda a mulher a ter uma gestação saudável e ajuda no bom desenvolvimento do bebê.

3 dicas importantes para uma gestação saudável

  1. Alimentos que devem ser consumidos na gravidez

A alimentação na gravidez deve ser rica em cereais, frutas, verduras, legumes, leites e derivados, também de carnes brancas e magras. É muito importante que a mulher tenha sua alimentação preparada no vapor ou alimentos grelhados. Assim, evitando o consumo de alimentos processados, frituras e alimentos crus. Alimentos importantes que devem ser consumidos na gravidez: Cenoura, abóbora, leite, iogurte, ovos, brócolis e pimentão amarelo, ricos em vitamina A; Produtos lácteos e alimentos fortificados com vitamina B12; Abacate, azeite de oliva extra virgem, frutas secas, nozes, chia e semente de linhaça, para aumentar a concentração de ômega 3; Vegetais escuros, gergelim, frutas secas e leite para obter cálcio; Feijão, amendoim, castanhas de caju e do Pará, ricas em zinco; Couve, espinafre, tomate e brócolis, para aumentar a ingestão de ácido fólico.
  1. Alimentos não indicados na gestação

Alguns alimentos devem ser evitados durante a gestação. Seja por conter toxinas que podem afetar o bebê ou pelo risco de bactérias que podem enfraquecer o sistema imunológico e assim causar danos ao bebê. Segundo o conselho da maioria dos médicos a alimentação na gravidez deve-se excluir frituras, queijos maduros, vegetais não lavados, peixes com alto teor de mercúrio, adoçantes artificiais e alimentos crus.
  1. Alimentos proibidos para gestantes

 Alguns alimentos são proibidos para a mulher grávida, uma vez que podem causar grandes danos à mãe e bebê. Entre eles está a ingestão de carnes, peixes, ovos e mariscos crus, pelo risco de intoxicação alimentar e também de toxoplasmose, e também a ingestão de bebidas alcoólicas.  Quais as vantagens de priorizar uma alimentação equilibrada na gravidez? Com a alimentação adequada, a mãe fornece durante sua gestação os nutrientes necessários para o desenvolvimento eficaz do feto e reservar energia para a amamentação. Assim, ofertando também as substâncias adequadas para que o bebê cresça fortalecido. Priorizar uma boa alimentação na gravidez é uma excelente forma de ajudar a mulher a desenvolver novos hábitos alimentares que podem permanecer após o parto. Dessa forma, proporcionando qualidade de vida para mãe e oportunidade de introduzir uma alimentação equilibrada na vida do bebê desde cedo.

Conclusão

Você pode conferir no artigo de hoje a importância de ter uma boa alimentação durante a gravidez, evitando consequências negativas para a saúde da mãe e do bebê durante este período.  Por isso, para manter sua saúde e a de seu filho, tenha uma dieta equilibrada e não deixe de realizar o acompanhamento pré-natal durante a gestação! Quer saber mais sobre a importância da alimentação na vida do bebê? Então, confira os próximos artigos sobre saúde do bebê.

Duvida, Pergunta, Sugestão