Alergias

Alergia

Qual o conceito de alergia?

A alergia é uma resposta exagerada e excessiva do sistema imunológico contra substâncias diversas que entram em contato com o organismo, seja pela via respiratória, pela via cutânea ou até mesmo por ingestão. 

Qual a causa da alergia?

A alergia ocorre quando o sistema imunológico confunde uma substância inofensiva com um invasor e, diante da exposição ao alérgeno, o organismo libera uma reação química que causa os sintomas

O que é um processo alérgico?

As reações alérgicas (reações de hipersensibilidade) são respostas inadequadas do sistema imunológico a uma substância que normalmente é inofensiva. Geralmente, as alergias causam espirros, olhos lacrimejantes e pruriginosos, corrimento nasal, prurido na pele e erupções cutâneas.

Quando você está com alergia?

A tosse e a sensação de falta de ar são sintomas de alergias, como na asma, e podem ser acompanhadas de chiado no peito ou produção de catarro. Geralmente, essa reação alérgica pode ser causada por contato com pólen, ácaro, pêlos ou penas de animais, fumaça de cigarro, perfumes ou ar frio, por exemplo.

Quais são as reações alérgicas mais comuns?

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, estima-se que 12% dos brasileiros já tenham apresentado reações alérgicas a algum medicamento, sendo que 90% delas se manifestam por meio de sintomas de pele (coceira, erupções cutâneas, urticária, inchaço dos lábios e angioedema).

O que fazer para aliviar a alergia?

Geralmente, o tratamento é feito com anti-histamínicos como desloratadina ou ebastina, por exemplo, ou com corticoides como a hidrocortisona ou mometasona, na forma de cremes, pomadas, xaropes ou comprimidos, que servem para aliviar e tratar os sintomas da alergia.

Qual a diferença entre médico alergista e alergologista?

O Alergista é especializado no tratamento de doenças alérgicas, ou seja, trata os pacientes para que suas alergias tenham seus efeitos minimizados ou até neutralizados. O Alergologista é um médico completo no campo das alergias: ele é habilitado para prevenir, diagnosticar e tratar doenças alérgicas.

Como fazer o tratamento da alergia?

 O alergologista faz o processo de identificar a que tipo de substância a pessoa é alérgica, por meio de uma série de testes e de exames. Isso permite que a pessoa com alergia evite ao máximo o contato com esses materiais no futuro.

Uma pessoa que está em uma crise alérgica e que entrou em contato com o material que a deixa assim também pode contar com o médico da alergia, com o objetivo de conseguir materiais que aliviam as reações alérgicas.

Por fim, os casos mais extremos de alergia também podem ser tratados com o auxílio da imunoterapia, que engloba o uso de vacinas para tratar pessoas que tenham alergias graves, que podem causar problemas de saúde como asma, rinite e a anafilaxia.

Por tanto nesse artigo conseguimos trazer resumidamente algumas informações sobre alergia, com isso damos início há uma série de artigos semanais onde traremos mais detalhes das várias formas de  alergia.

Edição: Fernanda Takai

Duvida, Pergunta, Sugestão