DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO BEIJO

Doenças transmitidas pelo beijo

Existem várias patologias infecciosas que podem ser transmitidas pelo  beijo, mas apesar disso existem  inúmeros benefícios no ato de beijar, o beijo aflora os sentidos humanos mais profundos e movimenta 29 músculos, sendo 17 da língua e 12 dos lábios. Além de estimular os batimentos cardíacos, acelera os movimentos circulatórios e ajuda na oxigenação do sangue.

Entendendo, um simples beijo na boca em algumas situações, pode acometer o indivíduo com uma doença grave tratável ou uma doença grave que uma vez adquiridas ficam para sempre, não tem cura. Ao aparecer algumas lesões na boca, na língua ou glândulas alteradas no pescoço, procure imediatamente um cirurgião dentista ou um otorrinolaringologista.

O beijo pode transmitir doenças sérias tais como:

  • Cárie;
  • Tuberculose;
  • Rubéola;
  • Meningite;
  • Herpes simples;
  • HPV;
  • DST;
  • Gonorreia;
  • Lesões cardíacas e fígado;
  • Problemas digestivos;
  • Influenza;
  • Resfriado;
  • Mononucleose;
  •  Lesões cerebrais e ósseas.

Sinais e sintomas das principais doenças

*Sífilis

 

É uma doença infecciosa provocada pela bactéria “Treponema Pallidum”. Os primeiros sintomas são lesões na boca que podem se espalhar pelo corpo, provocando lesões cerebrais, cardíacas e ósseas.

Tratamento

 Realizado através do antibiótico penicilina injetável.

Meio de contaminação

Os cuidados devem ser constantes, cultivar bons hábitos diários por lavar as mãos, evitar levar as mãos na boca e nos olhos, evitar o compartilhamento de talheres e peças íntimas como biquínis, sungas, não ter contato íntimo sem proteção e evitar beijar pessoas sem conhecê-las bem.

*Catapora

A Catapora é uma doença infecciosa e contagiosa causada pelo vírus Varicela-Zoster, mais comum em crianças, mas adultos que não tiveram na infância e que não foram vacinadas também podem desenvolver a doença.

Meio de contaminação

É feita por meio da saliva e apresenta lesões acompanhadas de coceira, dor no corpo, febre e cansaço.

Tratamento

 É realizado com repouso, hidratação, medicamentos para dor e febre.

*Caxumba

É uma doença infecciosa causada por paramixovírus  que causa inflamação aguda de glândulas salivares e sublinguais e é contagiosa.

Os principais sintomas são:

Inchaço e dor na região da mandíbula, febre, dor de cabeça, fadiga, fraqueza e perda do apetite, dor ao mastigar ao engolir dor de cabeça.

Tratamento 

Deve-se usar  medicamentos para dor, febre e enjoos. A caxumba é uma doença que pode ser evitada com a vacina tríplice viral ou tetra viral, sendo necessário reforço quando adulto.

*Cárie

É uma desmineralização do esmalte dos dentes e é causada por muitos fatores. Ao fazer um furo no dente deixa uma porta aberta para múltiplas bactérias, facilitando a doença do beijo.

*Mononucleose

A doença pode ficar sem sintomas e pode ser confundida com outras doenças. É causada pelo vírus Epstein-Barr, chamado também de herpesvírus humano tipo 4.  A mononucleose causa dor de garganta, fadiga, mal-estar e febre, gânglios na região do pescoço inchados.

 Se manifesta com feridas e bolhas na boca, verrugas, manchas pelo corpo, vômito, tosse, dores no abdômen, falta de ar, faringite, secreção na garganta, dores nas articulações. E em casos graves a morte.  

Transmissão

Por meio de gotículas de saliva e por meio do beijo e acontece no período de incubação que pode durar em média de 30 a 45 dias. A depender do sistema imune do indivíduo, os sintomas vão desaparecer entre 15 dias a 2 meses, não existe cura só tratamento dos sinais e sintomas.

Meningite

É uma inflamação das meninges ou membranas que envolvem o  cérebro e a medula espinhal, é uma infecção causada por bactérias, vírus, fungos e protozoários. É uma doença grave que acomete o sistema nervoso central.

Transmissão

No momento do beijo ocorre a troca de saliva onde pode haver organismos que podem desencadear a doença, como a bactéria Neisseria Meningitidis.  

Tratamento

Após identificar o agente causador é feito o uso de antibióticos como Penicilina e Ampicilina. As meningites virais são menos graves e evoluem para a cura, apesar disso podem matar a depender do vírus em questão.

Herpes labial

Caracterizada por vírus herpes simples, se apresenta na região dos lábios pelo contato com pessoas com esse vírus  ativos que gerar feridas avermelhadas nos lábios e bolhas amareladas. Sintomas como: dor, formigamento, febre, mal-estar, coceira, ardência local formando feridas e eliminam secreção que duram em media de 7 a 14 dias.

Não tem cura pois sempre que o sistema imunológico está fraco surgem novas lesões.

Tratamento

 Para diminuir a proliferação do vírus é realizado um tratamento com pomadas antivirais e também medicação oral.

Existem ainda muitos problemas de saúde que podem ser provocados por um belo beijo, bactérias, vírus, o cuidado deve ser diário, como já dissemos no início do artigo a higiene é fundamental na prevenção, evite também compartilhar talheres e, principalmente, não beijar qualquer pessoa. 

Festas como o carnaval, que provocam desgaste físico, sol forte e o uso abusivo de álcool, facilitam ainda mais estes tipos de infecção, pois abalam a imunidade baixa, é importante se alimentar bem, beber muita água e realizar atividade física e principalmente procurar ajuda médica periodicamente.

 

Se você tem alguma dúvida ou sugestão envie um WhatsApp pra gente, o numero é 71 99263-1966 ou um E-mail para contato@radioaki1.com.br e nós teremos muito prazer em responder a sua dúvida ou sugestão. 

Texto de Fernanda Takai

Revisão: Iza Silva

Duvida, Pergunta, Sugestão