O que é cirurgia bariátrica?
É um procedimento cirúrgico conhecido também como “redução de estômago”, em que busca-se diminuir o tamanho do estômago do paciente, para ajudá-lo na perda de peso. A cirurgia bariátrica acaba sendo um modo seguro de tratar a obesidade mórbida.
Para quem é indicado a cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica é para pacientes com IMC (índice de massa corpórea) muito altos, sendo já encaixados na categoria de obesidade mórbida ou grau 3.
Além do peso, outros problemas de saúde são levados em consideração na hora de decidir por uma cirurgia bariátrica, como por exemplo observar se o paciente, não consegue perder peso pelo meio de controle da sua alimentação, exercícios físicos, com o uso de medicamentos durante um período de um ano e meio á dois anos sendo acompanhado por um nutricionista e o endocrinologista.
O procedimento é feito em pacientes que além do peso elevado apresentam outros problemas relacionados à obesidade, como problemas circulatórios, hipertensão, apneia do sono, alterações no colesterol e no fígado além de diabetes.
Existem 4 tipos de cirurgia bariátrica :
Gastrectomia vertical: Nesse procedimento, boa parte do estômago é removida, para que o órgão seja transformado em um pequeno tubo. Não é reversível.
Banda gástrica ajustável: Nesse procedimento, coloca-se uma pequena faixa de silicone ao redor do estômago do paciente, para que a área do órgão seja reduzida. Pode-se deixar ela mais apertada ou mais solta, dependendo do caso do paciente, e ela também pode ser removida, sendo considerada um procedimento reversível.
Gastroplastia em Y: Remove-se o estômago e faz-se um desvio para o duodeno, na porção inicial do intestino. Assim, a quantidade de calorias que pode ser absorvida pelo paciente diminui.
Derivação Gástrica: Aqui, limita-se a absorção de alimentos por meio do desvio do trajeto da comida e do trajeto dos sucos gástricos, assim, quando se encontram, há menos tempo para que a reação química da digestão ocorra, diminuindo a quantidade de calorias que pode ser absorvida.
Consequências da cirurgia bariátrica:
Em consequência da cirurgia bariátrica ,a pessoa que se submeteu a ela, precisará usar suplementação medicamentosa e uma alimentação balanceada, com visitas anuais ao gastro, exames laboratoriais periódicos, para controle das suas vitaminas e sais minerais, observando a ingesta adequada de água e a quantidade adequada de alimentos para não haver ganho de peso.
Se você tem alguma dúvida ou sugestão envie um WhatsApp pra gente, o numero é 71 99263-1966 ou um E-mail para contato@radioaki1.com.br e nós teremos muito prazer em responder a sua dúvida ou sugestão.
Revisão: Iza Silva