Remédios para rinite alérgica
O que é Rinite?
O nariz é composto por mucosas que têm como função, umedecer, aquecer e filtrar os componentes do ar que respiramos, impedindo que partículas grandes de pólen, pó e pêlos, por exemplo, passem pelas vias respiratórias e cheguem até os pulmões.
A rinite é uma condição que acontece quando há uma inflamação que acontece especificamente nas mucosas nasais.
Ela pode ser classificada como rinite alérgica, quando a inflamação das mucosas nasais é causada por alguma substância classificada como alérgica, como a poeira encontrada nas casas e em determinados lugares, por exemplo, além de cheiros fortes, como o cheiro de tinta encontrado em locais que foram recém-pintados, dos ácaros e de pelos de animais domésticos.
A rinite também pode ser crônica, acontecendo quando a pessoa simplesmente não consegue se recuperar totalmente dessa inflamação, sendo que ela quase sempre apresenta um dos sintomas de rinite por 3 meses ou mais.
A rinite aguda ou infecciosa é aquela inflamação das mucosas do nariz cujos sintomas podem durar de 7 a 10 dias, sendo que essa condição pode ser chamada também de resfriado.
Quais os principais remédios para a rinite?
- Lavagem com soro fisiológico
Podemos considerar a lavagem nasal com soro fisiológico como um remédio para rinite barato e eficaz. Estudos mostram que apenas lavando o nariz é possível diminuir em 30% os sintomas da rinite. Nada mal para um procedimento tão simples e sem efeitos colaterais.
- Anti-histamínicos
Os anti-histamínicos são medicamentos antialérgicos que ajudam a aliviar os sintomas de coceira no nariz ou olhos, nariz escorrendo ou espirros constantes, pois agem bloqueando a ação da histamina, que é a substância produzida pelo corpo responsável pela resposta alérgica.
Os principais anti-histamínicos são :
Prometazina, Dexclorfeniramina, Hidroxizina, Clemastina, Difenidramina, Loratadina, Cetirizina, Bilastina, Ebastina, Epinastina, Levocetirizina, Desloratadina, Fexofenadina
- Descongestionantes
Uma classe de remédios para rinite que atuam de forma muito rápida para desentupir o nariz e realmente o alívio da obstrução nasal vem em minutos. A principal função desses medicamentos é desentupir o nariz. Têm pouco efeito nos outros sintomas como espirros, coriza e coceira.
Seu uso deve ser limitado, apenas durante uma crise, à noite para dormir, por um período menor que uma semana.
- Corticoides
Os corticoides na forma de spray nasal, como a beclometasona, fluticasona, mometasona ou budesonida, agem reduzindo a inflamação e o inchaço da mucosa nasal, aliviando os sintomas da rinite, especialmente quando utilizados regularmente.
Esses corticóides só devem ser usados com orientação e indicação médica, com doses bem determinadas e pelo tempo indicado pelo médico, de forma individualizada.
- Antileucotrienos
Esses remédios para rinite alérgica e asma atuam inibindo os leucotrienos que são moléculas inflamatórias presentes na rinite alérgica e na asma. Eles são eficazes principalmente em diminuir a obstrução nasal e coriza. Esses efeitos não são imediatos e é preciso o uso por alguns dias até sentir a melhora.
Por serem medicamentos extremamente seguros, costumam ser usados de maneira preventiva. O paciente toma diariamente, mesmo estando bem, para evitar os sintomas de rinite e asma. É comum sua prescrição durante o período de inverno, quando os sintomas de rinite alérgica e asma piora.
Podem ser usados a partir de 6 meses de idade e também são liberados para uso em gestantes.
Rinite alérgica infantil
Esses remédios devem ser indicados pelo pediatra de acordo com idade e gravidade dos sintomas.
As doses dos remédios para rinite alérgica infantil devem ser indicadas pelo pediatra, bem como o tempo de tratamento.