Candidíase masculina
A candidíase masculina corresponde ao crescimento excessivo de fungos do gênero Candida sp. no pênis, levando ao aparecimento de sinais e sintomas indicativos da infecção, como dor e vermelhidão local, ligeiro inchaço e coceira. A Candida sp. é um fungo naturalmente presente na região genital e na pele de homens e mulheres, no entanto como consequência de alguma alteração no sistema imune, principalmente, pode ter seu crescimento favorecido, resultando na candidíase.
Sinais e sintomas de candidíase masculina
Os sinais e sintomas de candidíase genital masculina surgem principalmente no pênis, no entanto pode também aparecer no saco escrotal ou atingir a virilha, por exemplo. Os principais sinais e sintomas de candidíase no homem são:
*Vermelhidão
*Fissura
*Pele do prepúcio rachada e dolorida
*Ardência
*Coceira
*Placas brancas
*Dificuldade para urinar
*Dificuldade em ter relações sexuais
Fatores que facilitam o aparecimento da candidíase no pênis… –
*Diabetes melito
*Uso de fraldas em bebês ou idosos (por aumentar a umidade do local)
*Má higiene do pênis
*Quimioterapia (por prejudicar a imunidade)
*Doenças imunossupressoras, como HIV
*Uso de glicocorticoides ou outras fármacos imunossupressores Uso recente de antibióticos (por eliminarem bactérias que antes competiam por alimentos com os fungos)
Como tratar a candidíase
O tratamento da candidíase em homens pode ser feito com antifúngicos em creme ou pomada. As melhores opções são o Clotrimazol 1% ou o Miconazol 2%, duas vezes ao dia, por 1 a 3 semanas.
Uma opção mais simples consiste no fluconazol, comprimido de 150 mg, tomado em dose única.
Em alguns casos, a candidíase peniana pode ser o primeiro sintoma de um diabetes mellitus se instalando. Se o paciente não apresenta nenhum fator de risco óbvio para a candidíase, uma avaliação da sua glicose sanguínea deve ser solicitada.