Alergia a frutos do mar e marisco
A alergia a peixes e mariscos é incomum, mas grave: a alergia a frutos do mar pode resultar em anafilaxia, uma reação alérgica possivelmente fatal. Muitas pessoas desenvolvem essa alergia já adultas (60% das alergias a mariscos e 40% das alergias a peixe começaram na vida adulta) e suas reações podem ser graves. Alergias essas que podem ser causadas por por fruto do mar que você tenha comido anteriormente e não lhe causou nenhum problema; é importante lembrar que se você em algum momento da vida desenvolveu uma alergia desse tipo, geralmente a terá por toda a vida.
Dos mais simples e comuns aos mais raros e exóticos, uma grande parte das pessoas adoram se deliciar com frutos do mar. Infelizmente, algumas delas que amam esses alimentos desenvolvem alergia a peixes e mariscos. Peixes e mariscos são biologicamente diferentes mas pertencem à mesma categoria, portanto, os peixes não causarão uma reação alérgica em uma pessoa com alergia a mariscos, ou vice-versa.
Na alergia a frutos do mar, seu sistema imunológico identifica algo com que você entra em contato como prejudicial. Quando você é alérgico e come peixes ou mariscos, seu sistema imunológico libera histaminas, que causam seus sintomas alérgicos.
Sintomas alergia a frutos do mar e marisco
Os sintomas mais comuns de alergia a frutos do mar podem ser: vômitos, falta de ar, tosse, pulso fraco, tontura, coceira na pele, lábios e língua e em outras partes do corpo.
As reações alérgicas são mais comuns durante a idade adulta. Contudo, é necessário se atentar a crianças que possuem asma, pois elas são as mais suscetíveis às chances de desenvolver reações alérgicas a frutos do mar.
Algo importante que precisamos ressaltar é que, de modo geral, quem é alérgico a frutos do mar (crustáceos e moluscos) não possui ,necessariamente, alergia a peixes (atum, salmão, etc). Por isso, fique atento.
Como descobrir se tenho alergia a frutos do mar?
A melhor maneira de descobrir se você é alérgico a frutos do mar é através do teste de alergia. Existem vários tipos de testes para verificar se o paciente possui alergia. O mais comum é o teste cutâneo.
Neste teste, a camada superior da pele é atingida e exposta ao antígeno de que se suspeita a alergia. Se a pele ficar avermelhada, como se tivesse sido picada por um inseto, o resultado é positivo. Quer verificar se possui alergia a frutos do mar? Consulte um médico alergista e peça por um exame. O teste é rápido e simples. Se previna e cuide da sua saúde.
Como tratar Alergia a frutos do mar
Ainda não existe uma forma de gerenciar de forma ideal a alergia a frutos do mar. Isso depende muito da eliminação do alimento em questão da dieta do paciente e de um breve início de tratamento dessas reações. Como as manifestações de alergia a frutos do mar podem ser fatais e frequentemente são para toda a vida, pacientes diagnosticados com alergia alimentar que pode ser fatal em geral recebem uma prescrição para auto injetor de epinefrina e são instruídos quanto ao seu uso.
Parâmetros clínicos foram desenvolvidos para ajudar a orientar o gerenciamento e tratamento de pacientes com alergias alimentares, incluindo os frutos do mar.
IMPORTANTE: Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis aqui são Dicas em Saúde e possuem apenas caráter educativo.