5 Práticas essenciais para o seu bem-estar
As pessoas, cada vez mais, vivem uma rotina corrida, no qual, muitas vezes, atitudes pequenas passam despercebidas e podem alterar sua qualidade de vida. Algumas dicas simples, quando seguidas regularmente, podem mudar, inclusive, seu bem-estar. Para estarmos bem, é necessário cuidarmos de todas as esferas de nossa vida, desde a saúde física até as nossas emoções.
Cultivar o equilíbrio, a partir de práticas rotineiras, é o que vai deixar a mente saudável. Ficar livre de culpas, de frustrações, desentendimentos e demais emoções negativas é um caminho longo, mas você pode começar com algumas atitudes interiores, como as que vamos apresentar agora.
-
Tenha uma visão positiva
Tudo começa dentro de nós mesmos. Se não estamos felizes conosco, passamos a focar nas dificuldades e nos problemas, e nunca no lado positivo ou na solução.
Não se esqueça de que estar plenamente feliz não pode passar a ser uma busca frenética. É essencial usufruir das pequenas coisas do dia a dia e viver o presente da melhor forma possível. É o pé no chão agora é a visão no futuro, certo?
-
Acalme sua mente
O primeiro passo para o bem-estar é parar e diminuir o ritmo por alguns minutos. Criar mais intimidade consigo mesmo e com sua mente. Na correria do dia-a-dia, acabamos nos esquecendo de ficar alguns minutos em silêncio. A meditação é prática comprovada para o bem-estar, especialmente quando vista como uma forma de cultivar um estado mental, mas também não precisa se tornar mais um compromisso que irá gerar culpa. Apenas pare em uma posição confortável e aquiete sua mente por alguns minutos quando estiver muito agitado e você já verá como as decisões seguintes se tornam mais leves.
-
Reserve um tempo para o lazer
Encontrar um tempo para o lazer em meio a trabalho, atividades domésticas e estudo é imprescindível para garantir bem-estar no seu dia a dia. O conceito de tempo de lazer é amplo mas, podemos dizer que é qualquer momento que você disponibiliza para realizar atividades que goste muito e que o leve a pensar fora do usual.
Então, dedique um tempo para viajar, passear, reunir os amigos e fazer outras atividades que proporcionem prazer. Quanto tempo você deve reservar para isso? A definição do melhor tempo para o lazer vai de acordo com a sua rotina, mas quanto mais tempo melhor, dentro do que você realmente precisa. Algumas pessoas precisam de 3 horas, outras de 6 horas e algumas até de 24 horas, por exemplo. Tente o máximo que você puder.
-
Faça o que tem que ser feito
Agir para que as pendências se resolvam o quanto antes também é uma forma de aliviar o estresse, diminuir a culpa e melhorar o bem-estar. Uma boa forma de fazer isso é parar de vincular promessas ou metas em questões pessoais e focar na realização, sem enganar aos outros e a nós mesmos. Procrastinar nada mais é do que encontrar justificativas vazias para nossa falta de força de vontade. Quando não temos a quem justificar, acabamos por fazer o que deve ser feito, e a sensação de dever cumprido é deliciosa.
-
Durma bem
Dormir menos do que o necessário traz um impacto negativo na nossa vida em geral: ficamos pouco dispostos, sem energia, rendemos menos e até temos uma baixa no desempenho intelectual.
Um adulto necessita, em média, de sete a oito horas diárias de sono, mas esse número pode variar conforme a pessoa. Assim, trocar um episódio a mais daquela série no fim da noite por uma horinha de sono extra pode ser um bom negócio para o dia seguinte.
Outra maneira de melhorar o sono é evitando ingerir álcool ou cafeína à noite. Essas substâncias inibem a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e de descanso no nosso cérebro, causando insônia ou sono intermitente, afetando a qualidade dos nossos ciclos de sono.
Lembre-se: nenhuma dessas alternativas representa um caminho único para a felicidade e plenitude. Nem são obrigatórias. Faça aquilo que você se sentir mais confortável e o que tiver vontade. É somente assim que abriremos as portas para o bem-estar.
Gostou do nosso material com práticas para você recuperar o seu bem-estar? Queremos saber o que você achou! Deixe um comentário com suas dicas para se sentir melhor.